Maternidade Nascer Cidadão recebe unidade móvel do Hemocentro nesta sexta-feira, 19

Ação tem como objetivo reforçar estoque do banco de sangue estadual que atende a demanda de hemocomponentes das maternidades municipais

A Maternidade Nascer Cidadão (MNC) e o Hemocentro de Goiás (Hemogo) realizam nesta sexta-feira, 19 de julho, das 8 às 16 horas, uma coleta externa na unidade da Prefeitura de Goiânia, localizada na Avenida Oriente, Área 9, s/n, Jardim Curitiba III. A ação tem como objetivo reforçar os estoques da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, que nesse período de férias tem queda. Interessados em fazer uma doação de sangue ou se cadastrar como doador de medula óssea durante a ação durante a ação podem agendar um horário pelo WhatsApp (62) 99617-1904.

Segundo o diretor-técnico da MNC, Rogério Cândido Rocha, a demanda por sangue nas maternidades municipais de Goiânia é alta, visto que vários procedimentos/tratamentos podem levar o paciente a precisar de transfusões de sangue e, para isso, é preciso ter estoque. “Esses hemocomponentes são usados para atender tanto as puérperas como pacientes de cirurgia eletivas ou de urgência e bebês prematuros da UTI neonatal, que são atendidos na Dona Iris e no Célia Câmara”, conta.

Para o diretor, a campanha entre os colaboradores é um reforço sobre a importância da doação de sangue, um tecido vivo que não pode ser produzido e que é fundamental para salvar vidas. “Nós, enquanto profissionais de saúde, lidamos com o cuidado integral do paciente todos os dias e sabemos da importância da doação para o tratamento dos nossos pacientes. Doar sangue é um ato altruísta que todos que estão aptos deveriam se comprometer a fazer ao longo do ano”, disse o diretor.

Critérios para doação
Rogério explica que para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para a vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

“Para a doação é importante que o voluntário tenha dormido bem, pelo menos seis
horas na noite anterior, esteja alimentado, não tenha fumado nas últimas duas horas, após o almoço também é preciso aguardar duas horas para realizar a coleta, e se hidrate bem”, orienta o médico.

Já para se cadastrar como um doador de medula óssea é necessário atender os seguintes requisitos: ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico, e o cadastro pode ser feito durante a doação de sangue.